Prefeita de Eunápolis sanciona lei que atualiza o índice do IPTU de 24,52 para 4,52%

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, sancionou no último dia 25, lei  estabelecendo que os valores referentes a tributos, rendas, multas, outros acréscimos legais e informações necessárias deve ser atualizado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com a decisão, o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no ano de 2021 será de 4,52%, índice considerado normal, já que o IPCA é o ‘termômetro’ oficial da inflação no país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale lembrar que a Lei 764/2010 previa o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) como indexador utilizado para os reajustes de impostos municipais.

Graças ao projeto de lei complementar nº 004/2021, proposto pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores, o artigo 352 foi alterado. Isso porque a variação excepcional, diante do cenário da pandemia no Brasil, fez acumular o IGP-DI em 24,52%. 

Com a alteração formal do Código Tributário, os tributos agora são corrigidos com base no IPCA, o que representa uma conquista para o munícipe.

 "A arrecadação é fundamental para dinamizar as ações da gestão municipal, mas o momento é de prudência", analisa a prefeita. 

“Ao reconsiderar o índice inflacionário, não só agimos dentro da legalidade, como demonstramos compreensão com a atual realidade econômica do país e do município”, finaliza.

Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

Postar um comentário

0 Comentários