Corajosa, Cordelia enfrenta guerra de titãs ao manter decreto municipal em Eunápolis

0 cenário de medo e opressão na Bahia e em outros estados, cujos governadores tentam impedir empresários de trabalhar, mandando prender os que resistem, não fez recuar a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, que manteve o decreto municipal após o novo toque de recolher do governador Rui Costa, decisão amparada pela Consituição Federal em seu artigo 5o. e pelo STF.

Cordélia entende que a crise sanitária tem que ser administrada paralelamente à crise econômica, buscando um consenso que permita chegar ao equilíbrio e beneficie os dois setores, ao mesmo tempo em que reforça as medidas  de fiscalização para o cumprimento do protocolo de proteção e segurança imposto aos empresários, comerciantes e prestadores de serviços, lembrando que a população precisa fazer a sua parte com o uso de máscaras, álcool gel e mantendo a distância mínima nos lugares públicos.

Um exemplo da tirania do governador aconteceu bem próximo de nós,  na vizinha cidade de Porto Seguro, onde, de forma inconstitucional e arbitrária, ocorreu a prisão do empresário, Carlos Vieira, dono da Academia Olímpia, que recentemente investiu 1 milhão de reais para adequar seu negócio ao protocolo preconizado por decreto municipal, cumprindo todas as regras impostas e funcionando estritamente dentro da Lei. Após a pressão de centenas de outros empresários que  também aderiram ao decreto municipal, mantendo seus negócios abertos, ele foi ouvido e liberado.

As vozes que se insurgem contra a coragem da prefeita de Eunápolis , do prefeito Jânio Natal e outros prefeitos que igualmente resistem -  estas, sim, irresponsáveis - servem para alimentar a política rasteira e de perseguição dos seus adversários políticos  e têm o papel de plantar factóides e divulgar fake news para confundir a população. Elas precisam da confrontação diária de um jornalismo consciente e que realmente retrate a essência dos fatos, defendendo os interesses do povo. Isso significa também dar publicidade à agenda positiva da nova gestão.

Precisamos fortalecer essa imprensa séria, de resistência, comprometida com o seu papel informativo e de influenciador social.

A prefeita Cordélia, como outros prefeitos e prefeitas, têm agido com correção no caso dos decretos municipais, garantindo a volta das atividades econômicas e se empenhando em fazer o melhor no meio do cenário caótico que encontrou no município, sem um protocolo oficial para Covid-19 ou medidas efetivas para  combater o avanço do vírus, legado do governo antecessor. 

A agenda positiva da nova gestão supera aquela que gera a crítica e a intolerância dos que cobram em três meses a correção de anos de administração pública inoperante e falaciosa.

Isso é fato!


Postar um comentário

0 Comentários