Fechamento da UTI do Hospital Regional de Euñapolis é noticia falsa

Nota emitida pela diretora técnica da Unidade Municipal esclarece o fato

Uma nota emitida pela diretora técnica responsável pelo Hospital Regional de Eunápolis (HRE), a médica Henriene Galaes, no dia de hoje, 1º, põe fim à notícia falsa divulgada em blog local \afirmando que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) havia sido fechado na tarde de ontem, 31.

Na oportunidade, a Nota informa que atualmente são cinco pacientes internados naquela unidade municipal de Saúde, tendo sido admitidos entre os dias 04 e 26 de março e possuindo ainda registro fotográfico de todos eles. 

Hoje, o HRE conta com seis leitos de UTI, logo um deles se encontra disponível, já que não recebeu nenhum novo pedido de vaga até o momento. Os problemas dos desses pacientes são de diversas naturezas, tais como acidente vascular cerebral (AVC) e pós-operatórios de pancreatite e de cirurgia torácica, o que desmente ‘fake news’ induzindo à população ao erro de acreditar que todos os pacientes internados por outras causas terem sido infectados pelo coronavírus. A matéria, em nenhum trecho, apresenta ter entrado em contato com o HRE para apurar a situação, o que resulta em desserviço à sociedade ao afirmar que o fechamento por tempo indeterminado poria em risco pacientes que possam ter seu quadro clínico agravado, mesmo sendo por outros motivos, como infarto, AVC ou acidentes. Além de repudiar essa e outras frequentes matérias depreciativas que vêm sendo publicadas na imprensa regional, a equipe da UTI do HRE se coloca à disposição para visita técnica de autoridade competente para comprovar a veracidade dos fatos. Hoje, o Município de Eunápolis visa recuperar um serviço que deve ser de excelência, mas que foi destruído ao longo dos últimos anos.

Vale lembrar que a infecção cruzada, assunto também abordado no texto, não tem qualquer teor de verdade ou se sustenta com alguma credibilidade. Isso porque, entre os protocolos de segurança adotados no Hospital Regional, há realização regular de testes rápidos de antígenos de todos os funcionários, e igual rigor na investigação para a admissão e alta da UTI a partir de testes específicos para a Covid-19. Outra medida estabelecida é a desinfecção programada para o final de semana, já que neste período é menor o fluxo de pessoas na Unidade.

A Nota esclarece ainda que mensagens de funcionários da UTI estão sendo distorcidas e deturpadas por agentes públicos da gestão anterior, com a finalidade de levar notícias falsas aos veículos de comunicação que, por sua vez, não se prontificam a verificar a autenticidade das informações fraudulentas.

 


Sucom - Prefeitura Municipal de Eunápolis

 


 

Postar um comentário

0 Comentários